Quantas vezes você ouviu que uma das maiores descobertas da física nasceu de uma maçã caindo na cabeça de Issac Newton? É o tipo de história repetida em salas de aula que tem tudo para parecer invenção, mas talvez não seja. Pelo menos é o que consta na biografia do próprio Newton.
Durante uma entrevista com o seu biógrafo, ele disse que ver uma maçã cair de uma árvore foi a primeira coisa que o fez pensar sobre a gravidade. Na verdade, ele contou a história para quem quisesse ouvir. Há registros de muitas dessas narrativas, incluindo uma que se refere a data da queda dessa maçã miraculosa.
Aconteceu em 1666, quando Newton sentou no jardim da sua mãe para pensar na vida e se perguntou se a mesma força que fez uma maçã cair da árvore também seria aplicada à lua, e a tudo que está no céu. Ele decidiu investigar se alguma força única poderia explicar todo o seu movimento.
Não há registros históricos que mencionam isso, até porque Newton provavelmente não iria confessar se isso aconteceu de fato. Mas a história básica? Isso é verdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário